domingo, 17 de abril de 2011

Cor


            As cores que vemos são reflecções de luz, esta, ao incidir sobre um objecto, divide-se em duas partes: uma absorvida e outra reflectida. É a parte reflectida que determina a cor da superfície dos objectos.
            As cores exercem diferentes efeitos fisiológicos sobre o organismo humano, o ser humano tem tendência a produzir vários juízos e sentimentos sobre estas.
            A cor tem uma tripla funçãoimpressionar, expressar e construir. Provoca emoções, impressiona a retina e tem um significado próprio, facto que leva à possibilidade de construção de uma linguagem própria que comunique uma ideia.
            Esta linguagem não é uniforme, a inteligência, memória, história e cultura desempenham um papel fundamental na sua construção e percepção. As cores têm associações simbólicas diferentes consoante a sociedade onde se inserem, por exemplo, o preto é a cor do luto e morte no ocidente enquanto que na China e Índia é o branco que desempenha esta função.
            Aparte do significado que cada sociedade atribuiu a cada cor, existem sentimentos que lhes são associados que parecem ser universais.

           

        Analisemos, agora, de acordo com a divisão entre primárias, secundárias e neutras, as diferentes cores:





            Cores primárias:
·      Vermelho: é a cor mais dominante a nível visual, sugere velocidade, acção, é associada ao fogo, sangue e sexo. Positivamente associada ao amor, à sexualidade, às festividades e sorte; negativamente associada ao diabo, revolução, burocracia, perigo, agressão, raiva, batalha, crueldade e imoralidade.
·      Amarelo: é a primeira cor que o olho humano percebe e também a mais fatigante, por ser a a cor vista em primeiro lugar, está associada ao alerta de perigo. Associa-se, pelo lado positivo, ao intelecto, à sabedoria, optimismo, alegria e idealismo; pelo lado negativo, à inveja, cobardia, doença, fraude e cautela.
·      Azul: associamos, positivamente, esta cor ao conhecimento, frescura, paz, masculinidade, contemplação, lealdade, justiça e inteligência e, negativamente, à depressão, frieza, desapego e apatia.

            Cores secundárias:
·      Verde: considerada a cor mais fria, que causa menos tremor nos olhos, é uma cor calma, refrescante, associada, pelo lado positivo, à fertilidade, ao dinheiro, crescimento, cura, sucesso, natureza, harmonia e juventude, pelo lado negativo, à avareja, inveja, náusea, veneno, corrosão e inexperiência.
·      Roxo: de qualidade romântica e feminina, é uma cor rara na natureza e é positivamente associada à luxúria, sabedoria, imaginação, sofisticação, classe, inspiração, saúde, nobreza e misticismo, já pelo lado negativo é associada ao exagero, à loucura e crueldade.
·      Laranja: positivamente associada à criatividade, fortalecimento, singularidade, energia, vibração, estímulo, sociabilidade, saúde, extravagância e actividade, já negativamente é associada à crassidão, ao barulho e a ser tendencioso.

            Cores neutras:
·      Preto: associada à noite e à morte, é positivamente vista como uma cor que reflecte autoridade, poder, peso, sofisticação, elegância, formalidade, seriedade, dignidade, mistério e estilo, negativamente, está associada à maldade, ao sigilo, ao luto, à melancolia, ao remorso e vazio.
·      Branco: associada à luz e à pureza, liga-se positivamente à perfeição, limpreza, virtude, inocência, luminusidade, santicidade, simplicidade e verdade; negativamente, associamos à fragilidade e solidão.
·      Cinza: ligada, pelo lado positivo, ao equilíbrio, segurança, confiança, modéstia, classicismo, maturidade, inteligência e sabedoria, pelo lado negativo à incerteza, falta de compromisso, capricho, velhice, aborrecimento, indecisão, mau tempo e tristeza.

Webgrafia:

Sem comentários:

Enviar um comentário